Empreender inclui abrir negócios e gerar empregos, mas vai muito além disso. Empreendedores são agentes de inovação, que melhoram a qualidade de vida das pessoas, que impulsionam o crescimento econômico e que contribuem na transformação social.
De forma bem simplificada, podemos dizer que empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios. Isso pode se dar, por exemplo, a partir de uma solução criada para sanar alguma necessidade dos consumidores, que pode ser um produto ou serviço, com base em um conhecimento ou habilidade específica.
Empreender também envolve a habilidade de gerenciar recursos, tomar decisões estratégicas e adaptar-se às mudanças no mercado. É um processo dinâmico que requer dedicação, perseverança e a capacidade de aprender com os desafios.
Continue lendo este artigo para aprender mais sobre o tema!
Empreendedorismo no Brasil
O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), a taxa de empreendedorismo de negócios estabelecidos com mais de 3,5 anos de existência, passou de 9,9% em 2021, para 10,4%, no ano passado. Essa taxa manteve o Brasil na sétima posição quanto à taxa de Empreendedores Estabelecidos, em relação aos outros países que participaram da pesquisa.
Além disso, 67% da população adulta brasileira é composta por empreendedores ativos e potenciais empreendedores. Esse número representa um total de 93 milhões de brasileiros, com 42 milhões já empreendendo e 51 milhões demonstrando potencial em empreender. A expressiva presença destes potenciais empreendedores, posicionou o Brasil como o segundo país com a maior população absoluta de potenciais empreendedores em 2022.
E, qual o papel das micro e pequenas empresas (MPES) brasileiras? Com cerca de 22 milhões de pequenos negócios, elas respondem hoje por cerca de 99% de todas as empresas que existem no país, além de 55% dos empregos com carteira assinada e quase 30% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB).
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações.
A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.
O que é ser empreendedor?
Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.
Um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe.
Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente são bons empreendedores. Aproveitar as oportunidades do mercado e transformar crises em oportunidade é uma característica do brasileiro.
Características de um empreendedor
Ninguém nasce empreendedor. É o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade que podem ser fortalecidos ao longo da vida. Todos os contatos e referências influenciam diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social.
Confira algumas das características encontradas nos diferentes perfis de empreendedores:
- Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos e, mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
- Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
- Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem-sucedido. Essa característica não impede que seja cauteloso e precavido contra o risco, mas o faz entender a possibilidade de falhar.
- Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos, até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.
Quem reúne essas características já está em vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente. Para ter sucesso como empreendedor, em alguma atividade é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios.
O que é ser empresário?
O empresário possui algumas características do empreendedor, no entanto, suas competências são voltadas para a perpetuação da empresa. Alguns empresários abrem suas empresas, mas, muitos deles compram ou herdam negócios e passam a administrá-los de forma eficiente e estratégica.
Eles são hábeis em gerenciar recursos, estabelecer processos e manter a operação funcionando de maneira estável e lucrativa. Empresários tendem a ser mais focados na gestão do presente e na otimização das operações existentes, do que na busca constante por inovação, novas oportunidades de negócio, novas ideias e mercados.
Enquanto o empreendedor é movido pela vontade de criar algo, seja um produto, serviço ou modelo de negócio, o empresário se destaca na gestão eficaz e na administração sem grandes inovações, seguindo à risca a forma padrão da empresa de gerenciar.
O que é comportamento empreendedor?
O comportamento empreendedor nada mais é que um conjunto de capacidades que transformam ideias e oportunidades em ação. São as qualidades e ações que tornam um indivíduo mais propício ao sucesso no mundo do empreendedorismo.
Quem consegue desenvolver um comportamento empreendedor, acaba se destacando da concorrência e tem muito mais chances de obter melhores resultados. Criatividade na solução de problemas, vontade de vencer desafios, proatividade, busca de oportunidades, iniciativa, constância e persistência, são alguns dos comportamentos empreendedores essenciais.
Agora que você já tem uma grande base teórica sobre empreendedorismo e já conhece as características de um empreendedor, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a empreender:
4 dicas para quem quer investir no empreendedorismo
Carlos Wizard Martins começou do zero e se tornou um dos principais empresários do Brasil.
O empreendedor fundou o Grupo Multi Holding, detentor do Mundo Verde líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar, do serviço de pagamento online Akatus e do Vale Presente.
Em matéria para o portal da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Wizard lista suas dicas para quem quer empreender:
1. Definição de atividade
Em qual segmento você quer atuar? Tem afinidade ou entende um pouco sobre o mercado? A primeira dica é analisar as necessidades do consumidor e entender o que pode ser uma boa oportunidade. É preciso conhecer o seu público para saber se as pessoas comprariam o seu produto ou contratariam o seu serviço. Evite investir em um tipo de negócio só porque está na moda, a tendência pode acabar e você terá que arcar com os custos do investimento.
Depois de entender se há demanda, analise qual vai ser o seu diferencial. O cliente precisa ter uma motivação para escolher o seu negócio, e não o do concorrente.
2. Planejamento
Acha que está pronto para entrar no mercado? Então, é hora de planejar. É essencial realizar o plano de negócios e planejar previamente as suas ações. Por mais óbvia que pareça essa etapa, diversos indicadores mostram que muitas empresas acabam fechando por falta de planejamento. Além de conhecer o mercado e o público-alvo, é saber fluxo de caixa, capital de giro, tributação, regras, tipo empresarial, análise de fornecedores, estratégias de comunicação/marketing entre outros.
3. Escalar
Depois de definir a atividade empresarial do negócio, identifique quais ações podem ser tomadas para atender o mercado em larga escala. Quanto maior o potencial de escalabilidade da empresa, maiores serão suas chances de crescer, receber investimento etc.
4. Converse com especialistas
Esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento. Participe de feiras, workshops, palestras, pratique o networking, busque os especialistas do setor e converse com eles. Ter a visão de outros profissionais vai te ajudar em diferentes aspectos, principalmente daqueles que estão há mais tempo no mercado.
Fonte: Sebrae