Conheça o potencial da Inteligência Artificial para os negócios

Com as recentes evoluções tecnológicas e a chuva de informações sobre Inteligência Artificial (IA), vem também o medo de as pessoas serem substituídas por robôs. No entanto, se analisarmos com cuidado, a IA já faz parte do nosso dia a dia há muito tempo, e mesmo que tenha reduzido de alguma forma algumas atividades humanas, não extinguiu os empregos ou a capacidade empreendedora.

O fato é que, por já fazer parte do nosso cotidiano e ser tendência para os próximos anos, a Inteligência Artificial tende a impactar cada vez mais os modelos de negócios e as profissões do futuro.

E, apesar do receio em massa, ela tem se mostrado um aditivo significativo nas demandas corporativas, oferecendo diversos benefícios que podem ser utilizados por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Continue lendo este artigo e saiba como seu negócio também pode se beneficiar da Inteligência Artificial!

Mercado: Inteligência Artificial em números

Graças à alta demanda e ao fluxo constante de investimentos, o mercado mundial de Inteligência Artificial, avaliado atualmente em US$ 165 bilhões, deve alcançar US$ 1,6 trilhão até 2030.

Na América Latina, o Brasil é o país mais avançado no uso de IA e em 2020, cerca de US$ 2,4 bilhões do total investido em tecnologia na América Latina, foram direcionados ao nosso país.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um avanço tecnológico que permite a simulação da inteligência humana por meio de máquinas, permitindo que elas realizem tarefas que normalmente exigem o esforço humano, como aprendizado, raciocínio e tomada de decisões.

Como a Inteligência Artificial tem influenciado os negócios?

A Inteligência Artificial tem influenciado o mercado de trabalho e a indústria, principalmente por atuar na automação de tarefas, proporcionando muito mais eficiência, rapidez e produtividade das empresas, bem como, melhoria na gestão de tempo com a diminuição de tarefas. Ao contrário do que tem gerado tanto medo, a IA tem contribuído positivamente na geração de empregos, especialmente os da área de tecnologia da informação, como ciência de dados e desenvolvimento de softwares.

Benefícios da Inteligência Artificial para os negócios

  • Automação dos processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Solução de problemas;
  • Inovação, eficiência e agilidade;
  • Mais precisão e acerto;
  • Rápida comunicação;
  • Redução de custos operacionais;
  • Redução de retrabalho;
  • Suporte na avaliação de indicadores de desempenho;
  • Potencializa as campanhas de marketing;
  • Atendimento automatizado ao cliente;
  • Melhor atendimento ao cliente.

Como aplicar Inteligência Artificial nos negócios?

É possível aplicar Inteligência Artificial em empresas de qualquer porte e área de atuação. Confira algumas formas de aplicação:

1. Planejamento

É possível utilizar a Inteligência Artificial no planejamento da empresa. O Sebrae/SC, por exemplo, oferece um Assistente Virtual que ajuda a elaborar um modelo de negócio Canvas, de forma prática e eficiente. É uma inteligência artificial que funciona como um bate-papo entre usuário e Assistente Virtual. Ao longo da conversa, o assistente realiza perguntas-chave que contribuirão para o preenchimento de cada quadro.

2. Autoatendimento

Nós já vivenciamos o serviço de robôs no atendimento do dia a dia. Chatbots são o exemplo mais comum de atendimento automatizado ao cliente. Da mesma forma que as máquinas de autoatendimento, como os caixas eletrônicos e os totens em supermercados, atacados e redes de fast food.

3. Marketing e vendas

A Inteligência Artificial tem o potencial de transformar os setores de marketing e vendas e a aplicação dela pode acontecer em diversos processos. Assim, é possível identificar oportunidades, potencializar o desempenho comercial, aumentar a eficiência de processos, segmentar o público-alvo, personalizar campanhas publicitárias, e como já mencionado no tópico anterior, auxiliar no atendimento ao cliente.

Ela também tem a capacidade de fazer a recomendação e a divulgação de produtos, através da identificação do interesse do consumidor, gerando ações assertivas de marketing.

4. Automatização de processos

A IA também é muito utilizada para automatizar processos, manter o desempenho de aplicativos e tornar a alocação de recursos mais eficiente.

5. Cadeia de suprimentos

Também chamada de Supply Chain, a cadeia de suprimentos pode ter a utilização de IA na otimização de processos logísticos e de gerenciamento de estoque na cadeia de suprimentos.

6. Análise de dados

De acordo com uma pesquisa realizada pela SAS, 63% das empresas brasileiras que têm soluções de dados e Business Analytics, utilizam Inteligência Artificial. Ela auxilia no processamento e análise de grandes volumes de dados de forma automatizada e na extração de insights.

7. Finanças

A IA pode ser utilizada na análise de risco, na prevenção de fraude, na automação de processos financeiros, entre outros.

8. Educação

Na área educacional, a Inteligência Artificial processa dados de maneira automatizada e tem a capacidade de entender o padrão de aprendizagem de cada aluno e suas individualidades. Dessa forma, consegue personalizar o aprendizado de acordo com a necessidade do estudante, com base em seu desempenho e habilidades. Ela pode ser aplicada através de chatbots para tirar dúvidas ou no desenvolvimento de sistemas de recomendação de conteúdo personalizados.

9. Tecnologia

A IA não é uma novidade em tecnologia, porém a recente expansão de sua capacidade e as novas possibilidades de uso pelas empresas faz com que ela continue como forte tendência.

10. Inteligência Artificial na agricultura

As aplicações de IA na agricultura abrangem tratores autônomos, drones agrícolas, irrigação automatizada, monitoramento da saúde da colheita e reconhecimento facial.

Utilização de ChatGPT para pequenos negócios

O ChatGPT já se tornou realidade na rotina das empresas, sendo incorporado em sistemas e processos de trabalho para automatizar tarefas que, antes, eram manuais. Criado com base em Inteligência Artificial (IA) e com mais de 100 milhões de usuários, o ChatGPT é uma ferramenta responsável por elaborar frases, textos, códigos de programação, responder perguntas sobre os mais diversos assuntos e atender a diversas outras funcionalidades. O acesso é descomplicado e pode ser feito por quem desejar, viabilizando o uso por negócios de todos os portes.

Fonte: Sebrae

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!