No cenário empresarial altamente competitivo e em constante evolução, cada interação com um cliente em potencial precisa ser realizada como uma oportunidade de fechar negócios e de construir um relacionamento sólido. A eficácia das equipes de vendas é essencial para garantir qualidade nos atendimentos. Mas, cada vez mais os consumidores têm procurado por agilidade, personalização, facilidade e outras vantagens, que podem estar além do alcance ou do conhecimento dos vendedores. Por estes e outros motivos, muitas ferramentas de vendas foram criadas e têm contribuído para melhores resultados comerciais.
Formadas por um conjunto de recursos tecnológicos, elas podem auxiliar nos processos de vendas, na eficiência das equipes, no aumento do faturamento e no melhor atendimento. Dessa forma, a contratação de plataformas e softwares pode ser uma boa alternativa para alavancar os negócios.
Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto!
Como escolher a ferramenta de vendas certa?
Com uma grande diversidade de ferramentas disponíveis no mercado, é preciso escolher as que mais se adequem à sua realidade para ajudar na criação de estratégias de vendas, otimizar as operações comerciais e impulsionar os resultados. Por isso, o primeiro passo é entender o que a sua empresa e equipe precisam, quais demandas devem ser atendidas e quais objetivos precisam ser alcançados.
Conheça os processos da sua operação comercial e descubra o que pode ser otimizado, como por exemplo: automação de processos, melhor gestão de leads e análise de desempenho. Assim, já será possível entender quais ferramentas podem se encaixar às necessidades da sua empresa.
Um passo importante também, é pesquisar e comparar diferentes soluções, avaliar a integração com os sistemas já existentes na sua empresa (como ERP e CRM), a facilidade de uso e custo-benefício. Indicamos que sejam realizados testes antes de contratar as plataformas ou softwares, para garantir que as funcionalidades realmente vão trazer benefícios ao seu negócio.
Para facilitar um pouco o seu processo de escolha, separamos algumas das ferramentas disponíveis no mercado. Confira:
10 ferramentas de vendas para melhores resultados comerciais
1. RD Station
RD Station é uma plataforma bastante conhecida na área de marketing e vendas e foi desenvolvida para auxiliar a gestão de relacionamento com o cliente.
O RD Station Marketing é um software de automação criado para atrair, nutrir e se relacionar com leads qualificados, gerando oportunidades comerciais qualificadas. Esse software de automação pode ser integrado a outras ferramentas e permite gerenciar várias etapas do inbound marketing, como: atração de visitantes qualificados, captação de leads por meio de landing pages, construção de relacionamento com os prospects, análise do retorno sobre o investimento (ROI), entre outros.
Já o RD Station CRM, é uma ferramenta de vendas para controlar o processo comercial, melhorar a gestão e performance do time. Através dele é possível criar e gerenciar funis de vendas, fazer ligações, mandar e-mails e mensagens de WhatsApp, registrar todo o trabalho dos vendedores, obter relatórios de performance e ter integração com outras ferramentas complementares.
2. Pipedrive
Entre os mais utilizados, também está o Pipedrive, um software de gerenciamento de funil de vendas. A plataforma CRM foi desenvolvida para melhorar as vendas da empresa através da organização dos fluxos de trabalho, dos registros de clientes, históricos de contatos e de compras, etapas do funil, entre outros. Com ele, é possível rastrear os clientes ao longo de todos os estágios de vendas, além de automatizar alguns processos, gerar relatórios e insights e fazer rastreamento de e-mails e comunicação.
3. SemRush
Semrush é uma é uma ferramenta de marketing de conteúdo que auxilia na elaboração de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), análise de mercado e monitoramento de redes sociais. Ela possibilita um estudo detalhado sobre pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização de anúncios do Google. Além disso, o software permite aos profissionais construir, gerenciar e medir campanhas em todos os canais para melhorar sua visibilidade online.
Por otimizar a visibilidade dos negócios nos principais canais e auxiliar na criação de conteúdo envolvente e com técnicas adequadas, as empresas conseguem ter melhores resultados comerciais através da atração de prospects.
4. Zendesk
Zendesk é um software de suporte ao cliente para otimizar a gestão de vendas. É um CRM de vendas completo para desenvolver um relacionamento de qualidade com os clientes, por organizar e automatizar processos, facilitar a condução de leads dentro do funil de vendas, eliminar tarefas repetitivas e oferecer agilidade como ferramenta de vendas online. Ele também oferece uma solução completa de atendimento ao cliente, para tickets, mensagens, central de ajuda, voz e IA.
5. Salesforce
A Salesforce foca na solução de gerenciamento de relacionamento para aproximar empresas e pessoas. Com ela há como gerir operações de maneira rápida, inteligente e flexível. É uma plataforma de CRM integrada que oferece uma visão única e compartilhada de cada cliente e conta com a possibilidade de conectar as equipes de marketing, atendimento ao cliente, e-commerce, gerenciamento de leads, automatização de preços e cotações, entre outros. O Salesforce foi a primeira solução na nuvem para gestão de vendas e se tornou uma ferramenta muito completa.
6. Linkedin Sales Navigator
É uma ferramenta oferecida pela própria rede social Linkedin, e tem como objetivo conectar compradores e vendedores. É uma solução de gestão comercial projetada para vendedores e negócios, que utiliza a própria plataforma do Linkedin com recursos para encontrar clientes em potencial de forma rápida, construir relacionamentos confiáveis e fechar negócios.
7. Ramper
A Ramper é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar empresas na geração e engajamento de leads, conversão deles em vendas e aumento de receita através da integração de prospecção (outbound), marketing (inbound) e vendas B2B (CRM). O software transforma o modelo convencional de vendas e automatiza todas as etapas do processo de prospecção, incluindo etapas como a captura de contatos, criação de listas, além de abordagens, follow-ups e inclusão do lead no CRM de vendas.
8. Agendor
Software que organiza o pipeline de vendas, acompanha as atividades dos vendedores e desvenda novas oportunidades de negócio em tempo real. O Agendor ajuda a identificar e segmentar os clientes, da mesma forma como as categorias de produtos e serviços mais procuradas pelos leads. Também permite criar o próprio funil com etapas personalizadas e ajuda a encontrar oportunidades de negócio.
9. Power BI
O Microsoft Power BI é uma plataforma para Business Intelligence (BI) empresarial e de autoatendimento, muito utilizado para criar relatórios de resultados de vendas, através da coleta e análise de dados reais. Ele traz insights importantes sobre KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de Desempenho) de vendas, mercado, oportunidades, capacidade da equipe de vendas, oportunidades de negócios, entre outros. Também permite respostas rápidas impulsionadas por IA para perguntas de negócios e proporciona mais assertividade na tomada de decisão.
10. HubSpot
A HubSpot é uma plataforma com diversos softwares, integrações e recursos necessários para conectar as áreas de marketing, vendas, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente. São diferentes módulos que agregam todas as funções que seriam de responsabilidade dos vendedores e do time de marketing, com o diferencial de personalizar cada etapa do processo de vendas, as adequando de acordo com objetivos, modelo de negócio e porte da empresa.
IMPORTANTE: Vale lembrar que essas são apenas algumas ferramentas e que existem diversas outras que podem auxiliar no relacionamento com cliente, melhora de SEO e gestão e otimização de vendas.
Fonte: Sebrae